quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Rio Madeira



Rio Madeira
 
Rio Madeira, grande rio
ascido na Cordilheira do Andes
surgiu na construção da ferrovia
termina no Brasil em sua grande maioria...
Conta a história
que Portugal e Espanha
usaram de artimanha
para terras se apossarem
e o mercantilismo abraçarem
Esse nome Madeira
vem das chuvas, da cheia
nas suas águas enlameia
nas margens pilhas
de troncos desencadeiam
Rio Madeira águas barrentas
tornam-se lamacentas
A pescaria se torna propícia
na estação do verão
ao pessoal da sua região
Esse povo sofrido
desamado e engolido
sofrem agora a preocupação
das hidroelétricas na região
é preciso salvar Rondônia
de tamanha destruição....
 Anjopoesia
 
 
Observação:
 
O rio Madeira nasce com o nome de rio Mamoré na Cordilheira dos Andes, Bolívia. Ele desce das cordilheiras em direção ao norte para a Planície Amazônica onde recebe pela margem direita o rio Guaporé que traz consigo a linha divisória entre Brasil e Bolívia.
Como todos os demais estados e rios no Brasil,o Rio Madeira também foi vítima do início da sua história na época do descobrimento, onde invadiram, matando índios e donos de terras, pelo interesse em suas riquezas...
Na cheia, o rio Madeira torna-se propício para a navegação. Tradicionalmente, o Madeira é um rio largo, rico em espécies de peixes, suas águas servem de transportes e fonte de sustento para grande parte das famílias ribeirinhas da região. É considerado o principal afluente do Rio Amazonas.
Na altura da cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, iniciaram a construção de duas hidrelétricas, a do Jirau e Santo Antônio. Ambientalistas e estudiosos no assunto já temiam que as duas hidrelétricas se transformassem na mesma tragédia ecológica ocorrida na construção da hidrelétrica de Balbina, ao norte de Manaus.Seus moradores vem fazendo um abaixo assinado pra que não venha a se concretizar essas hidroelétricas...
No projeto, a usina do Jirau apresenta a capacidade de 3.300 MW , e a de Santo Antônio, 3.150 MW. A construção está inserida no projeto do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado e implementado em vários setores pelo governo do presidente Lula. Apesar da construção ser efetivada numa área ao nível do mar, acredita-se que a mesma esbarra na nova legislação ambiental e a falta de infraestrutura tradicional numa área verde.

4 comentários:

  1. Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom,dou-lhe os parabéns, espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer sempre o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
    Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais,mas gostaria que não se sinta constrangido a seguir, mas faça-o apenas se desejar, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
    Deixo a minha benção e muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
  2. É fantastico conhecer o Brasil pela suas postagens,enquanto se lê poesia vêm-se as fotos e pode-se ler a história, fico feliz por poder seguir seus blogs e acredito que vou aprender muito ao vir aos seus blogs.
    Boa semana e muitas felicidades.
    bjinhos .
    António.

    ResponderExcluir
  3. Muito exclarecedora postagem. De fato, estas hidrelétricas não vêem o lado dos ribeirinhos ou se o meio ambiente irá ser atingido, só estão interessados em ganhar algum dinheiro para seus próprios bolsos isso sim. Boa semana para ti meu Anjo. Suzana. (www.sfersete.blogspot.com.br - VIVENDO A VIDA ASSIM...)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu anjo por sua bela obra de postagem. Parabéns mais uma vez pela a sua criação. Bjs

    ResponderExcluir